Nos dias atuais as novas tecnologias estão presentes em todos os lugares e momentos de nossas vidas. Com essas novas tecnologias o mundo se interliga e as relações entre os povos têm mais proximidade, a busca do conhecimento ganha mais um instrumento de estudo, essa busca de conhecimento, ocorre principalmente na escola.
Segundo Edla Ramos:
Segundo Edla Ramos:
É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequadopara a promoção da inclusão digital, uma vez que a grande maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
Não basta apenas disponibilizar esse novo instrumento as pessoas, mas sim promover a compreensão crítica da utilização dessas tecnologias, ou seja, a alfabetização tecnológica, no intuito de provocar o surgimento de um ser humano crítico e pensante, que compreenda para quem e para que essas tecnologias estão sendo utilizadas, pois “quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela” (RAMOS, p.22).
Sendo assim como parte integrante da equipe pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Marcília de Oliveira, localizada em São José, Santa Catarina, percebo que a mesma como um todo tem buscado caminhar nesse sentido de construção e crescimento do ser humano criativo e crítico.
As novas tecnologias disponibilizadas a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) tem sido instrumento importante na construção da aprendizagem. Os educandos tem tido contato crescente com as tecnologias em aulas ministradas no laboratório de informática, na pesquisa e em trabalhos realizados. Isso torna as aulas mais prazerosas aos alunos tornando-se mais interessados em aprender. O momento de trabalho e estudo no laboratório é momento de discussão, análise e criatividade, momento de prazer.
A inserção do laboratório de informática, ou das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), de uma forma geral, na escola propiciou aos professores e alunos motivação e vontade de trabalhar com mais empenho na busca da aprendizagem. A aprendizagem acontece de forma criativa e coletiva, entre alunos e professores, ambos aprendem e ambos ensinam; A criatividade está presente nos trabalhos, os alunos têm interesse nas pesquisas e constroem e elaboram seus textos a partir da aprendizagem e de seus pontos de vista.
O desenvolvimento de alunos críticos está caminhando, devagar ainda, mas na busca pela formação de cidadãos pensantes voltados para o coletivo e para o desenvolvimento sustentável do mundo.
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